A Optimus Accounting Serviços Contábeis compreende a importância sobre a Proteção e Privacidade de Dados Pessoais que são compartilhados com a nossa organização, assim como a importância em informar como eles são tratados em processos internos.
Esta política visa estabelecer os requisitos específicos de proteção e privacidade de dados de pessoas físicas utilizados pela Optimus Accounting, frente à principal regulamentação brasileira sobre o tema, a Lei 13.709 de 14 de Agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com o apoio de outras leis que também mencionam o respeito a privacidade de dados, como a Lei 10.406 de 10 Janeiro de 2002 – Código Civil Brasileiro.
O compromisso da Optimus Accounting Serviços Contábeis é evidenciar de forma clara, quais os tipos de dados pessoais são coletados, para quais finalidades, como são tratados, com quem são compartilhados e quais os direitos que os TITULARES DOS DADOS possuem sobre seus dados, além do tempo de armazenamento desses dados.
A Optimus Accounting também busca demonstrar o alinhamento com as boas práticas de controles de medidas técnicas e organizacionais de segurança dos dados, definidas em nossa Política de Segurança da Informação e com o nosso Código de Conduta.
Esta Política de Proteção de Privacidade de Dados se aplica a todos os colaboradores, parceiros e candidatos à colaborador. Todos os parceiros devem se familiarizar com as regras aqui estabelecidas.
Entendem-se por “colaboradores” todos aqueles que executam serviços para a Optimus Accounting, em qualquer nível hierárquico, tais como, diretores, gerentes, supervisores e toda a cadeia produtiva interna da Optimus Accounting.
Por “candidatos à colaborador” entendem-se todas pessoas físicas que se submetem ao processo de seleção para composição do quadro de colaboradores das pessoas jurídicas, cujo sistema de processamento da Folha de Pagamento está terceirizada para a Optimus Accounting, bem como as pessoas físicas constantes do próprio quadro de funcionários da Optimus Accounting.
Por “parceiros” entendem-se todas as pessoas físicas ou jurídicas que, não estando compreendidas na definição de “colaboradores”, prestam algum tipo de serviço, fornecimento ou mantém algum tipo de relação contratual com a Optimus Accounting, incluindo os serviços de Tecnologia da Informação e as pessoas jurídicas que são detentoras dos direitos de uso de softwares utilizados pela Optimus Accounting, sobretudo os softwares contábil, fiscal e de folha de pagamento utilizados pela à Optimus Accounting, nos serviços de terceirização das funções anteriormente mencionadas.
Por “prospects” entendem-se todas as pessoas físicas ou jurídicas que são potenciais clientes ou parceiros de negócios da Optimus Accounting.
Nesta Política são utilizadas as abreviaturas e expressões, que têm os seguintes significados:
Expressão | Significado |
---|---|
LGPD | Lei Geral de Proteção de Dados ou Lei 13.709 de 14 de agosto de 2018, que regulamenta como deve ser o tratamento de dados pessoais. |
Titular dos dados | Toda pessoa natural a quem se referem os dados pessoais em tratamento. |
Controlador dos dados | Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais. |
Processador dos dados | Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador. |
Dados pessoais | Qualquer dado, que isoladamente (dado pessoal direto) ou agregado a outro (dado pessoal indireto) possa permitir a identificação de uma pessoa natural. |
Dados sensíveis | Todo dado pessoal sobre origem racial, étnica, de convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato, partido político, organização religiosa ou filosófica, dado referente a vida sexual ou a saúde, genético e biométrico, por meio do qual uma pessoa pode ser discriminada. |
Os dados pessoais que a Optimus Accounting coleta são provenientes dos seguintes canais:
Todos os dados solicitados, tratados e coletados pela Optimus Accounting Serviços Contábeis, estão alinhados com as diretrizes apresentadas na LGPD:
A Optimus Accounting tem acesso e trata apenas um tipo de dado pessoal sensível, sendo este relacionado à saúde. Este dado é enviado com o consentimento dos colaboradores dos nossos clientes ou da própria Optimus Accounting para atender às possíveis solicitações elencadas abaixo:
Outros eventuais dados relacionados à saúde dos TITULARES DOS DADOS ou seus dependentes são tratados diretamente entre o TITULAR DOS DADOS e a operadora do Plano de Saúde, sem intermediação do RH dos nossos clientes ou do pessoal de Folha de Pagamento da própria Optimus Accounting.
A Optimus Accounting pode ter acesso a coleta de dados de menores e adolescentes contratados pelo RH de nossos clientes e, pelos próprios funcionários da Optimus Accounting, conforme mencionado na LGPD no Art.14, § 1º, mediante a solicitação do TITULAR DOS DADOS, para inclusão em plano de saúde e seguro de vida, conforme descrito no item 3 deste documento, na existência de dependentes menores e adolescentes.
A Optimus Accounting não tem como política a contratação de menores e adolescentes entretanto dados pessoais de menores são coletados na contratação de estagiário menor de idade e menor aprendiz, efetuada pelo RH dos clientes da Optimus Accounting, sendo o processo o mesmo para os demais colaboradores e é descrito no procedimento Contratação de Recursos Humanos de cada um dos clientes da Optimus Accounting.
A área de Folha de Pagamento da Optimus Accounting tem acesso, através da coleta de dados efetuados pelo RH de nossos clientes, aos dados pessoais através do recebimento de currículos, enviados pelos TITULARES DOS DADOS. Estes dados são compartilhados com a Optimus Accounting, somente se houver a efetiva contratação pelo RH de nossos clientes.
O RH dos nossos clientes de terceirização da função de folha de pagamento, bem como o RH da própria Optimus Accounting. coletam dados pessoais para preenchimento do contrato de trabalho, os quais são fornecidos pelo TITULAR DOS DADOS. O processo de contratação está descrito no procedimento Contratação de Recursos Humanos dos nossos clientes. Os procedimentos de contratação de contadores da Optimus Accounting seguem as diretrizes estabelecidas pelo CFC - Conselho Federal de Contabilidade.
A Diretoria da Optimus Accounting coleta, através dos diversos meios de comunicação, tais como, site e contatos telefônicos corporativos, eventuais dados pessoais, como e-mail e telefone celular, relacionados à prospects e clientes. Estes dados são inseridos em pasta específica da Administração, cujo autorização de acesso é restrita somente pela Diretoria da Optimus Accounting e são utilizados para estabelecer contatos diretos com os pontos focais de uma organização para uma comunicação mais ágil.
A Diretoria da Optimus Accounting pode, eventualmente, utilizar dados pessoais de colaboradores, para comprovação de capacidade técnica da Optimus Accounting na composição de propostas. Os dados dos colaboradores da Optimus Accounting, são os constantes nos CV coletados pela área de RH e atualizados pelos próprios colaboradores, incluindo eventuais certificados de capacitação, se necessários for.
A área de Compliance da Optimus Accounting coleta dados pessoais de clientes e fornecedores, somente através de informações públicas, e das respostas efetuadas pelo próprio TITULAR DOS DADOS dos clientes e fornecedores.
A Diretoria da Optimus Accounting não coleta diretamente, e nem tem acesso aos sistemas administrativos e financeiros dos clientes de terceirização contábil, fiscal e de folha de pagamento.
Cabe ressaltar que a Optimus Accounting mantém acordo de confidencialidade das informações sigilosas de propriedade dos clientes, em atendimento, inclusive as normas do Conselho Federal de Contabilidade.
De acordo com a LGPD, os direitos do TITULAR DOS DADOS em relação ao acesso facilitado das suas informações e como elas são tratadas pelo Controlador são:
Solicitações e dúvidas podem ser direcionadas para o e-mail optimus@optimus.srv.br
A Optimus Accounting compartilha dados pessoais dos TITULARES DE DADOS nas seguintes situações:
Os dados pessoais coletados pela Optimus Accounting possuem um período de retenção na base de dados que é definido da seguinte forma:
Os parceiros de negócio, os contatos externos classificados como prospects da Optimus Accounting podem receber informativos e comunicados que possuem conteúdos que visam informá-los sobre as notícias das áreas contábeis,fiscais e de folha de pagamento.
Caso os Parceiros de Negócio ou contatos externos não desejarem mais receber os comunicados, eles podem se descadastrar clicando na opção “Cancele o recebimento” no final do comunicado, lembrando que:
Nos casos de suspeita de violação da privacidade de dados, ela deve ser relatada imediatamente por meio do nosso canal de contato: optimus@optimus.srv.br
Todos os documentos impressos com dados da pessoa natural e de caráter confidencial, que já foram devidamente processados, e que não tenham mais serventia para a Optimus Accounting, são prontamente e devidamente inutilizados, de forma mecânica.
Em caso de dúvidas relativas a tratamento de dados e solicitações sobre os direitos dos TITULARES DOS DADOS, entre em contato:
Encarregado de dados (DPO) – Optimus Accounting
Jorge Osaka – tel: 11 5080.8180
Email: optimus@optimus.srv.br
Essa política foi aprovada pelo Diretoria de Contabilidade, com prazo indeterminado de validade.
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